1. Escolher um dia da semana, fixando horário para o Culto do Evangelho no Lar. Convidar todos os membros da família e visitas a participarem. Se recusarem o convite, faça-o sozinho. Seus amigos espirituais estarão presentes.
2. Abrir a reunião com uma prece.
3. Fazer a leitura, em voz alta, de um texto de O Evangelho segundo o Espiritismo ou outros de conteúdo e inspiração evangélica.
4. Após a leitura, trocar ideias, incluindo as crianças, sobre o texto lido, buscando o entendimento de sua mensagem. Evitar a polêmica e o desvio para assuntos alheios ao texto e aos objetivos da reunião.
5. A seguir, rogar a Jesus em favor do seu lar e de sua família, das pessoas presentes, amigos e vizinhos, eventuais desafetos e encerrar, agradecendo a Deus por tudo que lhes tem proporcionado.
6. Pode-se deixar uma jarra com água limpa e filtrada* sobre a mesa para ser fluidificada durante a reunião. A mesma deve ser distribuída aos presentes para ser bebida ao término do culto do evangelho.
Algumas sugestões:
Realizar no mínimo uma vez por semana, em dia e hora certa. Se puder fazer mais vezes na semana, melhor ainda.
Não transforme o Culto do Evangelho no Lar em reunião mediúnica. Desenvolvimento mediúnico e desobsessão requerem condições vibratórias especiais, só disponíveis em centros espíritas.
Além de O Evangelho Segundo Espiritismo, poderão ser utilizados outros livros como Pão Nosso, Fonte Viva, Vinha de Luz, Caminho Verdade e Vida, todos estes da autoria do Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier.
Música suave, em volume baixo, favorece melhor ambientação para as vibrações e preces.
O Culto do Evangelho no Lar não é uma cerimônia religiosa. Caso seja realizado em torno de uma mesa, não haverá necessidade de forrá-la com toalha branca ou colocar sobre ela flores, imagens, retratos ou qualquer outro objeto.
A reunião não deverá prolongar-se por mais de 30 minutos.
Água Fluidificada, para que serve?
E a água que se sugere colocar sobre a mesa para ser fluidificada durante a reunião do evangelho no lar, para que serve? Veja o que diz sobre o assunto, o Sr. Veloso, ao seu filho Cláudio, no livro Evangelho em Casa:
“Cláudio – E a água, papai?… Por que a água na mesa?
Veloso – Meu filho, a água é, reconhecidamente, um dos corpos mais sensíveis à magnetização. Nessa condição, armazena os recursos balsamizantes e curativos que nos são trazidos pelos Emissários Divinos ou por nossos Amigos Espirituais, em visita ao nosso recinto de orações.” Do livro Evangelho em casa, pelo espírito Meimei, psicografia de Francisco Cândido Xavier.